Maricá/RJ,

TERCEIRO SETOR em tempos de COVID 19 – uma reflexão.


Terceiro setor é uma expressão criada para designar um campo da sociedade correspondente às ações sociais promovidas por instituições privadas de caráter não lucrativo, com atividades que envolvem a demanda pela reivindicação de determinadas causas ou ações de filantropia. 

Sabemos que as mais conhecidas instituições do Terceiro Setor são as ONGs (Organizações Não Governamentais), havendo também as fundações, entidades beneficentes, os fundos comunitários, as entidades sem fins lucrativos, associações de moradores, entre outras. 

O terceiro setor é um resultado direto da ineficiência do poder público, que muitas vezes não possui a capacidade de atuar em determinados problemas sociais. 

Nos últimos anos, tornou-se evidente que as empresas não podem (e não devem) se concentrar apenas em seus lucros –é preciso considerar também o impacto social de suas decisões. A pandemia do coronavírus acelerou essa mudança de percepção, com empresas de todo o mundo encontrando maneiras de ajudar. 

Com a fragmentação das políticas sociais e a precariedade do Estado quanto ao atendimento das demandas básicas da população, em latente evidência no cenário atual que atravessamos, surge a necessidade de criação de um meio para suprir as lacunas estatais e garantir a proteção da saúde dos indivíduos na sociedade. 

Assim, aliar as forças estatais ao Terceiro Setor é de curial importância, visto que esse seguimento parte de uma iniciativa privada de utilidade pública com origem na sociedade civil, sem fins lucrativos, complementando e auxiliando na resolução de tantos problemas presentes na sociedade, que nas palavras do professor Carlos Eduardo Montano Barreto “atende a população excluída ou parcialmente integrada”. 

Por este motivo é que devem ser concedidas medidas de apoio e suporte às entidades que, justamente por não possuírem fins lucrativos, sofrem com a penúria de repasses públicos ou doações, que infelizmente, muitas vezes se mostram insuficientes para que sejam desempenhados todos os objetivos a que se propõem. 

Desse modo, o Estado carece dos serviços prestados pelo Terceiro Setor, na tentativa de ajustar os interesses voltados para a saúde e economia, em prol do bem-estar da população, e os números são positivos. 

FONTES: 


Coordenação/Editoria 



0 comentários:

Comentários Recentes

Visitantes Recentes

Copyright©2011 by Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados - Design by: Patrícia Custódio - Canteiros de Obras utiliza:Blogger

  © Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados

Back to TOP