Maricá/RJ,

CANTEIROS DE OBRAS – Centro de Cultura e Artes – uma trajetória de sucesso


Fundado (oficialmente) em janeiro de 2009, com sede em Inoã/ Maricá/RJ, Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes formalizou sob uma mesma designação, dezenas de projetos que já aconteciam desde 2005, de maneira informal, participativa e itinerante, em nosso município, sob a responsabilidade das Escritoras, Artistas Plásticas e Produtoras Culturais premiadas, Maria Regina Moura (da Silva) e Patrícia Custódio (Linhares da Silva), ambas residentes em Maricá/RJ. 

A instituição possui – vinculados a ela – outros sites dedicados a Programas específicos, que são: 

http://tracasdobem.blogspot.com  - blog do Ponto de Leitura Traças do Bem – Clube de Leitura 
http://kilombocultural.blogspot.com - blog do jornal Kilombo Cultural 
http://pontoecinecanteiros.blogspot.com - blog do Cineclube Ponto & Cine Canteiros 

Que estão esperando sua visita, que nos dará muita alegria. 

Os Boletins Canteiros – que circularam impressos por algum tempo podem ser acessados na margem lateral direita deste site e informam bastante sobre Projetos, Oficinas, Cursos e atividades (de sucesso!) da Instituição. Além, claro, de levantar questões em defesa de uma Educação de qualidade, com mais reconhecimento e respeito pelos profissionais que atuam na área. 

As Coordenadoras (escritoras, que são!) fortaleceram a caminhada institucional também por meio da instalação do Ponto de Leitura Traças do Bem (Premiação do MinC/2008) e de vários projetos especiais de Livro Leitura Literatura. 

A partir das muitas conquistas, nos campos da Cultura e da Educação, foi implementada a Biblioteca Comunitária, que recentemente, contava com um acervo de cerca de 2000 títulos. 

Inclusive, um Editorial (BOLETIM INFORMATIVO. Ano III - Nº15 (Maio) – 2011), trata especialmente sobre isso dizendo o seguinte: 

“Interessante observar, como algumas ações importantes, realizadas ou sugeridas ou recomendadas pela esfera federal, para que sejam replicadas nas demais esferas (estaduais e municipais), ficam no papel e acabam “esquecidas”, como se União, Estados e Municípios caminhassem isoladamente. 
...
Enquanto isso, vários profissionais se capacitam, nas duas áreas, para executar projetos que, raramente, dialogam entre si. Isto, num tempo de globalização; de uma Cultura cada vez mais multifacetada e de uma Educação cada vez mais e mais exigente. E, óbvio, os mais lúcidos defendem o uso incessante da mais eficiente ferramenta para que este diálogo se estabeleça: o livro.” 

Atualmente, Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes conta também com uma Página no FACEBOOK, na qual podem ser visitados os álbuns correspondentes às várias Ações realizadas. 

Façam-nos uma visita. Conheçam um pouco mais dessa história de muitas frentes de luta, mas também, de muitas vitórias. Torne-se mais um (a) AMIGO (A) e nos retorne seu comentário sobre a caminhada de Canteiros de Obras. 

Coordenação/Editoria 

0 comentários:

Comentários Recentes

Visitantes Recentes

Copyright©2011 by Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados - Design by: Patrícia Custódio - Canteiros de Obras utiliza:Blogger

  © Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados

Back to TOP