CANTEIROS DE OBRAS – Centro de Cultura e Artes – uma trajetória de sucesso
Fundado (oficialmente) em janeiro de 2009, com sede em Inoã/ Maricá/RJ, Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes formalizou sob uma mesma designação, dezenas de projetos que já aconteciam desde 2005, de maneira informal, participativa e itinerante, em nosso município, sob a responsabilidade das Escritoras, Artistas Plásticas e Produtoras Culturais premiadas, Maria Regina Moura (da Silva) e Patrícia Custódio (Linhares da Silva), ambas residentes em Maricá/RJ.
A instituição possui – vinculados a ela – outros sites dedicados a Programas específicos, que são:
http://tracasdobem.blogspot.com - blog do Ponto de Leitura Traças do Bem – Clube de Leitura
http://kilombocultural.blogspot.com - blog do jornal Kilombo Cultural
http://pontoecinecanteiros.blogspot.com - blog do Cineclube Ponto & Cine Canteiros
Que estão esperando sua visita, que nos dará muita alegria.
Os Boletins Canteiros – que circularam impressos por algum tempo podem ser acessados na margem lateral direita deste site e informam bastante sobre Projetos, Oficinas, Cursos e atividades (de sucesso!) da Instituição. Além, claro, de levantar questões em defesa de uma Educação de qualidade, com mais reconhecimento e respeito pelos profissionais que atuam na área.
As Coordenadoras (escritoras, que são!) fortaleceram a caminhada institucional também por meio da instalação do Ponto de Leitura Traças do Bem (Premiação do MinC/2008) e de vários projetos especiais de Livro Leitura Literatura.
A partir das muitas conquistas, nos campos da Cultura e da Educação, foi implementada a Biblioteca Comunitária, que recentemente, contava com um acervo de cerca de 2000 títulos.
Inclusive, um Editorial (BOLETIM INFORMATIVO. Ano III - Nº15 (Maio) – 2011), trata especialmente sobre isso dizendo o seguinte:
“Interessante observar, como algumas ações importantes, realizadas ou sugeridas ou recomendadas pela esfera federal, para que sejam replicadas nas demais esferas (estaduais e municipais), ficam no papel e acabam “esquecidas”, como se União, Estados e Municípios caminhassem isoladamente.
...
Enquanto isso, vários profissionais se capacitam, nas duas áreas, para executar projetos que, raramente, dialogam entre si. Isto, num tempo de globalização; de uma Cultura cada vez mais multifacetada e de uma Educação cada vez mais e mais exigente. E, óbvio, os mais lúcidos defendem o uso incessante da mais eficiente ferramenta para que este diálogo se estabeleça: o livro.”
Atualmente, Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes conta também com uma Página no FACEBOOK, na qual podem ser visitados os álbuns correspondentes às várias Ações realizadas.
Façam-nos uma visita. Conheçam um pouco mais dessa história de muitas frentes de luta, mas também, de muitas vitórias. Torne-se mais um (a) AMIGO (A) e nos retorne seu comentário sobre a caminhada de Canteiros de Obras.
Coordenação/Editoria
Contato: canteirosdeobras@yahoo.com.br
0 comentários:
Postar um comentário