Baobab Reduto Afro Cultural de Niterói - 6ª Edição
Eis que o ano de 2017 iniciou com muitas e excelentes novidades para Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes.
Esta aproximação teve início na 4ª Edição do BAOBAB, em dezembro/2016, reafirmando- se na 5ªEdição, em março/2017 .
Atualmente na 6ª Edição – que será instalada no próximo dia 08 de abril corrente, na Praça do Rink – Centro – Niterói/RJ, das 8h às 20h – o evento conta com Moda, Artesanato, Cinema, Roda de Samba, Literatura, Teatro, Gastronomia e Música Preta para Dançar.
Mensalmente com algum viés temático, sempre no 2º sábado de cada mês, o tema do BAOBAB deste mês de abril/2017, é a Literatura.
Projeto Cultural, que é sinônimo de Respeito, Justiça, Inclusão e Cidadania, dentre outras vertentes, o BAOBAB – Reduto Afro Cultural de Niterói, que busca incentivar a Economia Criativa e o Afro-empreendedorismo tem à frente de sua Gestão, os seguintes e importantes nomes do panorama Cultural da cidade: Jorge Pereira Zulu e Denise Lima, como Idealizadores e Realizadores e Rita Diirr, como Apoiadora do afro-empreendedorismo cultural e Articuladora junto ao poder publico. A Equipe conta, ainda, com vários outros Colaboradores e/ou Parceiros, que se desdobram para realizar um dos projetos de maior envergadura cultural, em Niterói, atualmente.
Fundado (oficialmente) em janeiro de 2009, com sede em Inoã/ Maricá/RJ, Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes formalizou sob uma mesma designação, dezenas de projetos que já aconteciam desde 2005 (de maneira informal, participativa e itinerante), no mesmo município e/ou em outras cidades da Região, sob a responsabilidade das Escritoras, Artistas Plásticas e Produtoras Culturais premiadas, Maria Regina Moura e Patrícia Custódio, ambas residentes em Maricá/RJ.
Fortalecida por algumas premiações (via Editais do Ministério da Cultura), por projetos supervisionados pela Secretaria de Estado de Cultura/RJ e Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes alcançou destaque, também, no cenário cultural nacional e estadual, vinculando institucionalmente, um Ponto de Cultura, um Ponto de Leitura e um Cine Mais Cultura.
Agora, com o convite para esta parceria, a instituição Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes, por meio de seu Programa Institucional “UMA QUESTÃO DE RAÍZ”, criado em 2011, e
sob cuja marca já realizou inúmeros Projetos, se une às propostas do BAOBAB – Reduto Afro Cultural de Niterói. Fundamentalmente, este Programa objetiva realizar Ações e incentivar as discussões em torno das questões étnicas, das matrizes históricas e de formação do povo brasileiro e incentivar a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08.
sob cuja marca já realizou inúmeros Projetos, se une às propostas do BAOBAB – Reduto Afro Cultural de Niterói. Fundamentalmente, este Programa objetiva realizar Ações e incentivar as discussões em torno das questões étnicas, das matrizes históricas e de formação do povo brasileiro e incentivar a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08.
Muito trabalho nos espera. Mas uma Equipe unida; objetivos claros; e a determinação de contribuir para tentar mudar a atual conjuntura social, nos anima a todos.
Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes cumprimenta o BAOBAB – Reduto Afro Cultural de Niterói, colocando à disposição seus melhores esforços, para o total sucesso desta parceria e, amplamente, desta empreitada, que já nasceu vitoriosa.
Acompanhe nossas novidades também no Facebook:
0 comentários:
Postar um comentário