Maricá/RJ,

Reunião sobre o Programa Cultura Viva. Nós estávamos lá!!!


A secretária de Cidadania Cultural, do Ministério da Cultura (SCC/MinC), Márcia Rollemberg, reuniu-se dia 14/02, com cerca de 50 representantes dos Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, para discutir a reformulação do Programa Cultura Viva e ouvir as reivindicações dos ponteiros. Além da secretária, também participaram do encontro, no Palácio Capanema, o chefe da Representação Regional do MinC no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, Marcelo Velloso e a coordenadora de Diversidade Cultural da Secretaria de Cultura/RJ, Juliana Lopes.
No encontro, a secretaria de Cidadania Cultural afirmou que vem mantendo diversos encontros com gestores públicos, parlamentares e representantes dos Pontos de Cultura, colhendo informações e sugestões para o redesenho do marco legal do Cultura Viva. Destacou, em especial, a reunião realizada no mês passado em Porto Alegre, com as redes de Pontos de Cultura.
A secretária destacou a importância da gestão compartilhada e defendeu maior integração entre a rede de pontos do MinC e as redes estaduais e municipais de pontos de cultura. Ela propôs ainda a integração com programas de outros ministérios, que disponham de mais recursos, para ampliar a capacidade de investimento do Cultura Viva. Segundo ela, um dos próximos passos será o levantamento de toda produção cultural dos pontos, criando-se uma coleção Cultura Viva, que tenha maior visibilidade.

Rede estadual
A representante da Secretaria de Cultura/RJ, Juliana Lopes, disse que o órgão está montando um sistema de informação sobre a Rede Estadual de Pontos de Cultura, integrado ao portal da Secretaria, na internet. Equipes da SEC estão visitando as diversas regiões fluminenses para fazer um mapa da gestão e da produção de conteúdo dos pontos. As informações estão em fase de digitalização. Ela acredita que a partir de abril o sistema já estará em funcionamento. A Secretaria se comprometeu a ajudar na realização da Teia Estadual, marcada para maio/2012, em Paraty.
Os representantes dos Pontos de Cultura se queixaram de dificuldades na prestação de contas e das exigências burocráticas para a assinatura de convênios. Reclamaram também da ausência dos Secretários de Cultura dos municípios na discussão e reivindicaram a formulação de um protocolo da cultura para as situações de catástrofes climáticas.

FONTE: BOLETIM- MinC RJ/ES -  Ano II- nº 007- 17/02/2012
Heloísa Lopes – AscomRRRJ/MinC
Foto: André Melo – Ascom/MinC

0 comentários:

Comentários Recentes

Visitantes Recentes

Copyright©2011 by Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados - Design by: Patrícia Custódio - Canteiros de Obras utiliza:Blogger

  © Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados

Back to TOP