Maricá/RJ,

PONTO DE LEITURA TRAÇAS DO BEM ATUA EM PROJETO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM MARICÁ.


Numa iniciativa da Profª Andrea Ribeiro Cabral, Agente de Leitura da Escola Estadual Profª Cacilda Silva, localizada em Itapeba/Maricá, foi firmada uma parceria entre a Biblioteca daquela Unidade de Ensino – sob sua coordenação – e o Ponto de Leitura Traças do Bem, vinculado a Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes.

Os reais executores do Projeto idealizado são alunos do Ensino Fundamental (moças e rapazes, na faixa etária dos 11 aos 17 anos), que integram um motivado Grupo de Interesse, que frequenta a Biblioteca e desenvolve as ações, atividades e dinâmicas propostas pela Profª Andrea.

O Ponto de Leitura Traças do Bem coloca, também, o acervo de sua Biblioteca Comunitária à disposição da Profª Andrea Cabral, dos estudantes daquela Escola Estadual e demais Professores, e pretende participar ativamente do Projeto em questão.


Uma das etapas/objetivo do Projeto é o estudo das biografias e leitura das obras das escritoras Maria Regina Moura e Patrícia Custódio, coordenadoras do Ponto de Leitura Traças do Bem e integrantes da Academia de Ciências e Letras de Maricá, além de atuarem em outras frentes de trabalho em prol da Cultura do Município de Maricá, também como Produtoras Culturais.

Na reunião realizada ontem (04/05/15), na sede de Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes (em São José do Imbassai/Maricá), a Equipe (Maria Regina, Patrícia e Andrea), esclareceu diversas dúvidas sobre o Projeto e sobre as metodologias que serão empregadas.

Na oportunidade, aconteceu ainda, na Sala de Exibições do Cineclube Ponto & Cine Canteiros, no mesmo endereço, a exibição para a Profª Andrea Cabral, de dois vídeos de CANTEIROS DE OBRAS, como parte do volume de informações institucionais que devem ser, gradativamente, repassados à Profª Andrea, além de um vídeo sobre o “V Ciclo de Conversas Negras”, sob a coordenação de Arísia Barros (Instituto Raízes de Áfricas). Evento do qual participaram as duas escritoras. A exibição dos vídeos pretende justificar e consolidar a parceria proposta, além de intercambiar experiências. São eles:

1) Vídeo institucional de CANTEIROS DE OBRAS – Centro de Cultura e Artes; 
2) Vídeo “Ponto de Leitura Traças do Bem na XV Bienal do Livro/2011/RJ”;
3) Vídeo “V CICLO DE CONVERSAS NEGRAS” (Inst. Raízes de Áfricas)

Daqui para adiante, durante a execução do Projeto, outras reuniões de trabalho acontecerão e estão previstos encontros das duas escritoras com o Grupo de Interesse para troca de experiências, para palestrar com os estudantes e realizar leituras compartilhadas entre todos os participantes; além da proposta de visita do Grupo à Biblioteca Comunitária, do Ponto de Leitura Traças do Bem.

Tanto a Equipe responsável, quanto os estudantes envolvidos estão muito estimulados com a beleza da proposta.

Traças do Bem deseja sucesso para o Projeto.

0 comentários:

Comentários Recentes

Visitantes Recentes

Copyright©2011 by Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados - Design by: Patrícia Custódio - Canteiros de Obras utiliza:Blogger

  © Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados

Back to TOP