Maricá/RJ,

Programas e Projetos

Ponto de Leitura 2008:  Decorre de Projeto idealizado pelas escritoras Maria Regina Moura e Patrícia Custódio e premiação recebida por Maria Regina Moura da Silva (na categoria Pessoa Física), do Ministério da Cultura (Portaria 060, de 23/09/08). Supervisão da Secretaria de Estado da Cultura/RJ. Concurso Pontos de Leitura 2008 – Edição Machado de Assis (Início da vigência em 2009). Projetos atualmente vinculados a Canteiros de Obras.
Título: “Traças do Bem – Clube de Leitura”
A Biblioteca Comunitária realiza várias atividades paralelas de Livro Leitura Literatura e possui, hoje, cerca de 2000 títulos.

Ponto de Cultura 2009:  Decorre de Premiação recebida por CANTEIROS DE OBRAS – Centro de Cultura e Artes, do Ministério da Cultura (Edital de Seleção no.1, de 28/10/08). Supervisão da Secretaria de Estado da Cultura/RJ
Título: “Ponto de Cultura Percursos Culturais”
Realiza inúmeros projetos sócio-artístico-culturais e pedagógicos; cursos de capacitação para profissionais, professores, homens e mulheres adultos; atividades para crianças, jovens, adultos e idosos.


Bolsa Agente Escola Viva 2009: Decorre de Premiação recebida por CANTEIROS DE OBRAS – Centro de Cultura e Artes, do Ministério da Cultura (Edital de Divulgação no. 03, de 14/07/09).
Supervisão da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura.
Título: “Antigas Trilhas, Novas Histórias”
O projeto será desenvolvido por 3 estudantes, do Ensino Médio da Rede Pública, com trabalho escrito, painéis, leituras, exposições orais e pesquisas. Serão ministradas palestras por profissionais de várias áreas e exibição de filmes e documentários como parte das atividades pedagógicas. Para tanto, os estudantes receberão, da Secretaria de Cidadania Cultural (MinC), uma bolsa cada, no valor de R$380,00 mensais, durante um ano. Supervisão do Colégio Estadual Inoã; gestão do Ponto de Cultura Percursos Culturais.


Cine Mais Cultura – 2010 : Decorre de Premiação recebida por CANTEIROS DE OBRAS – Centro de Cultura e Artes, do Ministério da Cultura, em agosto/2010. Informação recebida por e-mail em 19/08/2010.
Título: Ponto & Cine Canteiros




Uma Questão de Raiz : Programa que objetiva realizar Ações; agendar Cursos, Seminários, Palestras e outras atividades pedagógicas e incentivar as discussões em torno das questões étnicas, das matrizes históricas e de formação do povo brasileiro e incentivar a aplicação da Lei 11.645 (que prevê o estudo das Culturas Afro brasileiras e indígenas nas escolas).



Espaços de Cidadania e Alegria: Programa que reúne Ações para crianças e jovens e objetiva formação, capacitação, exercícios de cidadania, preparação para o 1º. emprego, cultura geral e lazer.
Cruza-se, ainda, com o Espaço Tracinhas, da Biblioteca do Ponto de Leitura Traças do Bem.




Encontros com Livros: Projeto que promove o encontro de Leitores, Escritores e todos os interessados em Leitura, para a realização de leituras mensais compartilhadas.

Novo Rumo I e Novo Rumo II : Dois Programas distintos que objetivam contribuir para o aumento da geração de renda familiar, com a oferta de Cursos Profissionalizantes, de Capacitação, de Artesanatos para jovens, senhoras e homens adultos.

Boletim Informativo : Boletim Informativo impresso, com notícias da instituição e temas para leitura. Tiragem: 3 mil exemplares.




Um carinho Canteiros : Campanhas de recolhimento de alimentos e/ou enxovais para bebes ou crianças em ocasiões especiais, agendadas.





 Jornal Kilombo Cultural : Jornal virtual. Já circulou impresso até o 3º número.  
Blog do jornal Kilombo Cultural:




Espaços de Convivência : Programa que objetiva a fruição  da área física, dos equipamentos e de todas as demais ações desenvolvidas no Galpão do Ponto de Cultura, pelos homens e mulheres jovens, adultos e idosos da comunidade, para a troca de informações, aquisição de novos conhecimentos, para o diálogo, o convívio e atividades de lazer. 


ENDEREÇOS VIRTUAIS :

=> Blog da instituição

=> blog do Ponto de Leitura Traças do Bem – Clube de Leitura

=> blog do jornal  Kilombo Cultural


CONTATOS:

CANTEIROS DE OBRAS – Centro de Cultura e Artes
End. : RJ. 106 - Km. 16 – Jardim Inoã
Rua 1 – Quadra 05 – Lote 56  -  Inoã  -  Maricá/ RJ
Tel.: (21) 2636 0012 / (21) 9809 0121

PONTO DE CULTURA PERCURSOS CULTURAIS
RJ 106 – Km. 17 – Galpão 2 -  Inoã
24900-000         - Maricá/RJ
Tel.: (21) 2636 4107   / (21) 9873 9737


E-mails:     m.rmoura@yahoo.com.br
                pa_custodio@yahoo.com.br

Ponto de Leitura Traças do Bem – Clube de Leitura
               e-mail

Ponto de Cultura Percursos Culturais
                pc.percursosculturais@yahoo.com.br

Jornal Kilombo Cultural
                kilombocultural@yahoo.com.br

Ponto & Cine Canteiros
                pontoecinecanteiros@yahoo.com.br

0 comentários:

Comentários Recentes

Visitantes Recentes

Copyright©2011 by Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados - Design by: Patrícia Custódio - Canteiros de Obras utiliza:Blogger

  © Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados

Back to TOP