Maricá/RJ,

História

Fundado (oficialmente) em janeiro de 2009, com sede em Inoã/ Maricá/RJ, Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes formalizou sob uma mesma designação, dezenas de projetos que já aconteciam desde 2005, de maneira informal, participativa e itinerante, em nosso município, sob a responsabilidade das Escritoras, Artistas Plásticas e Produtoras Culturais premiadas, Maria Regina Moura (da Silva) e Patrícia Custódio (Linhares da Silva), ambas residentes em Maricá/RJ; idealizadoras do Centro de Cultura e Artes e de todos os Projetos (inclusive o Ponto de Leitura) a ele vinculados.
Seus Programas, Projetos e Ações estão focados, principalmente, nas áreas de Livro Leitura Literatura.
Atualmente, o Centro de Cultura e Artes, premiado pelo Ministério da Cultura em projetos supervisionados pela Secretaria de Estado de Cultura/RJ e Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, encontra-se em destaque, também, no cenário cultural nacional e estadual.
Tais premiações recebidas por Canteiros de Obras, como: PONTO DE CULTURA, BOLSA AGENTE ESCOLA VIVA e CINE MAIS CULTURA (prêmios vinculados a Programas do Ministério da Cultura), reconhecem e validam os projetos da instituição e a capacitação de seus gestores, para executá-los.
O Projeto do PONTO DE LEITURA (idealizado por Maria Regina Moura e Patrícia Custódio) foi premiado e concedido à Pessoa Física, em nome de Maria Regina Moura da Silva e, em virtude de sua vinculação com a instituição (Fundadora e atual Presidente), os projetos do PONTO estão sendo desenvolvidos em conjunto e a Biblioteca está sendo instalada no mesmo espaço.
Atualmente, plenamente legalizada, a instituição se encontra em processo de Registro junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Maricá/RJ).
Com o maior dimensionamento de sua atuação, estão sendo envidados esforços para a plena instalação da Biblioteca Comunitária do Ponto de Leitura; da instalação do Laboratório de Inclusão Digital e de muitas outras ações, num mesmo local - mais apropriado e mais amplo. Inclusive, atendendo às questões básicas de Acessibilidade, para permitir que todos, invariavelmente, tenham acesso às atividades Culturais, Pedagógicas, de Artes e de Lazer, que o Centro de Cultura oferece.
A maioria das atividades, antes itinerantes, se concentrará num espaço (galpão) com cerca de 230m² (com térreo e mezanino), no 3º. Distrito de Maricá, em Inoã, no Km. 17.


MISSÃO:

Desenvolver projetos de ação cultural, social, artística, educacional e de meio ambiente em comunidades de baixa renda; construindo o fortalecimento da identidade cultural local; o empoderamento e a compreensão dos indivíduos sobre suas necessidades e potencialidades para que possam ampliar suas capacidades humanas, organizacionais e criativas de solucionar problemas comuns de forma coletiva.

VISÃO:

Promover por meio da Cultura e da Arte o desenvolvimento local, cultural e humano de comunidades de baixa renda tendo o jovem como principal protagonista de suas ações.

Comentários Recentes

Visitantes Recentes

Copyright©2011 by Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados - Design by: Patrícia Custódio - Canteiros de Obras utiliza:Blogger

  © Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados

Back to TOP