Maricá/RJ,

História

Fundado (oficialmente) em janeiro de 2009, com sede em Inoã/ Maricá/RJ, Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes formalizou sob uma mesma designação, dezenas de projetos que já aconteciam desde 2005, de maneira informal, participativa e itinerante, em nosso município, sob a responsabilidade das Escritoras, Artistas Plásticas e Produtoras Culturais premiadas, Maria Regina Moura (da Silva) e Patrícia Custódio (Linhares da Silva), ambas residentes em Maricá/RJ; idealizadoras do Centro de Cultura e Artes e de todos os Projetos (inclusive o Ponto de Leitura) a ele vinculados.
Seus Programas, Projetos e Ações estão focados, principalmente, nas áreas de Livro Leitura Literatura.
Atualmente, o Centro de Cultura e Artes, premiado pelo Ministério da Cultura em projetos supervisionados pela Secretaria de Estado de Cultura/RJ e Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, encontra-se em destaque, também, no cenário cultural nacional e estadual.
Tais premiações recebidas por Canteiros de Obras, como: PONTO DE CULTURA, BOLSA AGENTE ESCOLA VIVA e CINE MAIS CULTURA (prêmios vinculados a Programas do Ministério da Cultura), reconhecem e validam os projetos da instituição e a capacitação de seus gestores, para executá-los.
O Projeto do PONTO DE LEITURA (idealizado por Maria Regina Moura e Patrícia Custódio) foi premiado e concedido à Pessoa Física, em nome de Maria Regina Moura da Silva e, em virtude de sua vinculação com a instituição (Fundadora e atual Presidente), os projetos do PONTO estão sendo desenvolvidos em conjunto e a Biblioteca está sendo instalada no mesmo espaço.
Atualmente, plenamente legalizada, a instituição se encontra em processo de Registro junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Maricá/RJ).
Com o maior dimensionamento de sua atuação, estão sendo envidados esforços para a plena instalação da Biblioteca Comunitária do Ponto de Leitura; da instalação do Laboratório de Inclusão Digital e de muitas outras ações, num mesmo local - mais apropriado e mais amplo. Inclusive, atendendo às questões básicas de Acessibilidade, para permitir que todos, invariavelmente, tenham acesso às atividades Culturais, Pedagógicas, de Artes e de Lazer, que o Centro de Cultura oferece.
A maioria das atividades, antes itinerantes, se concentrará num espaço (galpão) com cerca de 230m² (com térreo e mezanino), no 3º. Distrito de Maricá, em Inoã, no Km. 17.


MISSÃO:

Desenvolver projetos de ação cultural, social, artística, educacional e de meio ambiente em comunidades de baixa renda; construindo o fortalecimento da identidade cultural local; o empoderamento e a compreensão dos indivíduos sobre suas necessidades e potencialidades para que possam ampliar suas capacidades humanas, organizacionais e criativas de solucionar problemas comuns de forma coletiva.

VISÃO:

Promover por meio da Cultura e da Arte o desenvolvimento local, cultural e humano de comunidades de baixa renda tendo o jovem como principal protagonista de suas ações.


Maria Regina Moura

- Poeta; Bacharel em Direito, pela UFF; Produtora Cultural; Fotógrafa; Letrista de MPB. Cinco livros de poesias para adultos, publicados; uma publicação para o público infantil; um musical infantil encenado em 1985/1986. Participação em Antologia publicada em Buenos Aires, em 1976, na companhia de Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Jairo José Xavier, Antonio Brasileiro, Olga Savary, Fernando Gonçalves, Washington Queiroz, Adélia Prado e Roberval Pereyr. Participação em vários trabalhos literários coletivos. Trabalho autoral, como letrista, que gerou o CD “ROTAS”, com 14 composições, lançado com o músico e parceiro Edylson Barcellos, em 2003. Uma das fundadoras da Associação Niteroiense de Escritores, da qual foi Presidente por 2 mandatos. Responsável pelo desenvolvimento do Projeto de instalação da 1ª Livraria da Universidade Federal Fluminense, na Reitoria/UFF, da qual foi Gerente durante 4 anos. Várias premiações em Literatura e Música Popular Brasileira, no País. Responsável por inúmeros Projetos Culturais, na área de literatura, em Niterói/RJ. Desde dezembro de 2007 é membro da Academia de Ciências e Letras de Maricá/RJ.Recebeu, em 2007, a Medalha José Cândido de Carvalho, conferida pela Câmara de Vereadores de Niterói/RJ., "por serviços prestados à Cultura de sua cidade", numa proposição do Vereador Felipe Peixoto. Atualmente, dirige a Canteiros Editora; Coordena as atividades e projetos do blog http://www.canteirosdeobrascentrodeculturaeartes.blogspot.com/
É fundadora e Secretária de Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes e coordenadora do Ponto de Leitura Traças do Bem..


Patrícia Custódio

- Poeta; Bacharel em Tecnologia em Processamento de Dados; Bacharel em Direito; Escritora; Atriz; Griô Aprendiz; Produtora Cultural; Webdesigner; Ceramista e Artista Plástica autodidata, cineclubista e coordenadora do Cineclube Ponto & Cine Canteiros, Gestora do Ponto de Cultura Percursos Culturais.
Participação em diversas antologias, numa delas (“CARAS DO RIO – Poética Carioca”), ao lado de Affonso Romano de Sant’Anna, Antônio Olinto, Ferreira Gullar, Lêdo Ivo, Moacyr Félix, Olga Savary, Paulo César Pinheiro, dentre outros, com o prefácio de Mário Lago e capa de Jaguar. Várias premiações como poeta e intérprete em Concursos Literários, no país. Como atriz, atuou nas peças: “Liberdade! Liberdade!”, “Antígona”, “Fala, Drummond!”, “Já é manhã no mar” – todas sob a direção de Maria Lina Rabello, em Niterói/RJ. 
Participou do Projeto Negro Olhar, OFICINA DE LEITURA DRAMATIZADA COM AUTORES E ARTISTAS NEGROS realizada no período de junho a agosto de 2010 em São Gonçalo, que resultou na criação coletiva do espetáculo “Ecos – O Som de Uma Voz Restaurada”. Ver em: http://www.cultura.rj.gov.br/evento/ecos-o-som-de-uma-voz-restaurada
Desde dezembro de 2007 é membro da Academia de Ciências e Letras de Maricá/RJ. 
Sócia e Gerente Editorial da Canteiros Editora.
Dirige as atividades e projetos dos blogs:
É responsável pela criação, desenvolvimento e alimentação dos blogs: Ponto de Leitura “Traças do Bem – Clube de Leitura”; Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes; Canteiros Editora; Ponto & Cine Canteiros; responsável também pela criação, desenvolvimento e alimentação do blog do Jornal Kilombo Cultural. É fundadora e Presidente de Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes e coordenadora do Ponto de Leitura Traças do Bem.

Comentários Recentes

Visitantes Recentes

Copyright©2011 by Canteiros de Obras – Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados - Design by: Patrícia Custódio - Canteiros de Obras utiliza:Blogger

  © Canteiros de Obras - Centro de Cultura e Artes - Todos os direitos reservados

Back to TOP